3 Dicas de planejamento financeiro
3 Dicas de planejamento financeiro

Iniciar um planejamento financeiro pode ser um pesadelo para muitas pessoas. Organizar as finanças para adquirir um carro, casa e objetivos a longo prazo pode parecer impossível, mas começar a organização conhecendo a própria vida financeira é o principal passo para não entrar em dívidas e fazer investimentos.

Não saber estruturar os custos é o que desestabiliza as finanças e faz com que surjam a maior parte dos imprevistos no final do mês. Uma relação de comprometimento com seu dinheiro pode começar a ser estabelecida com 3 passos simples, que vamos listar abaixo.

Separe o dinheiro por áreas

Analisar o valor bruto do seu dinheiro e estabelecer planos para diferentes áreas em cima desse valor total é um erro, já que existem gastos que são predeterminados. Por isso, o primeiro passo é separar em fixos, como água e luz, e variáveis como transporte e alimentação. 

Dentro dessas duas categorias podem ser estabelecidos valores para serem gastos em cada área, por exemplo, no transporte você gasta um valor X por mês, mas considera que esta usando muito do seu orçamento e quer diminuir esse valor, estabeleça um valor máximo que pode ser utilizado por mês, assim poderá adequar  as suas necessidades dentro do valor disponível. 

É importante manter uma planilha atualizada com todos os gastos, desde o mais simples, o pouco dinheiro que vai saindo no dia a dia, pode se tornar um grande valor no final do mês. 

Estabeleça Metas

Para planejar em que o dinheiro vai ser aplicado é preciso estabelecer metas e prazos para cumpri-las. Defina objetivos para áreas distintas, como a aquisição de um equipamento profissional e uma viagem em família, um está na categoria profissional e o outro pessoal. Calcule o valor que precisa ser economizado do seu orçamento para que essas metas sejam realizadas, mas trabalhe com valores reais, não adianta estabelecer metas absurdas, é necessário ser transparente com seus gastos. Na organização de investimentos, metas e pagamentos de impostos contar com a ajuda de um contador pode auxiliar a escolher as opções corretas.

Fonte de renda extra

Possuir uma fonte de renda fixa é necessário para estabelecer gastos precisos, que atendam as necessidades das contas básicas e fixas. Mas a possibilidade de uma renda extra abre horizontes para novos investimentos e valores variáveis, sendo uma ótima forma de aumentar o seu giro financeiro com segurança.

Para quem trabalha com metas é um atrativo para adquirir mais dinheiro, já quem trabalha em um emprego sem variáveis, procurar uma função extra além de uma oportunidade de aumentar o ganho, pode ser a chance de aprender aquela profissão que sempre desejou, começar a vender produtos em uma área diferente que sonha em atuar. 

Uma dica extra para quem tem dificuldade com gráficos e tabelas é o aplicativo de inteligência artificial Olivia. O app pode ser sincronizado com os bancos e gerar gráficos dos gastos pessoais, indicando em quais áreas foi utilizado mais dinheiro e gerando comparativos com os últimos meses. Além de mostrar a vida financeira dos usuários, ela indica quais as áreas que podem ser economizadas. A Fintech brasileira criadora da Olívia tem como objetivo ajudar o brasileiro a fazer mais com seu dinheiro. 

Agência Bela Guarapuava CFW Agência Digital